Bem Vindos, 18 de Agosto de 2017

► Evangelho de Lucas

► Evangelho de Marcos

► Apresentação

17/08/2017, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Paróquia de Flor da Serra promove palestra com tema: "Casais em Segunda União"

A Igreja do Brasil vive de 13 a 19 de agosto a Semana Nacional da Família, com o tema: "Família, uma luz para a vida em sociedade", através da Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família da CNBB.

Em comunhão com a Igreja do Brasil, através da iniciativa do Pároco, Pe. Jorge Schafaschek, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Flor da Serra do Sul, realizou palestra com o tema "Casais em Segunda União". A assessoria foi da coordenação Diocesana da Pastoral Familiar (Luiz e Léia).

O enfoque deu-se a partir dos documentos da Igreja com o Sínodo da Família de 1980, convocado pelo Papa João Paulo II (Exortação Apostólica Familiaris Consortio) e os dois Sínodos convocados pelo Papa Francisco (2014 e 2105 - Exortação Amoris Laetitia - Sobre o Amor na Família).

Amoris Laetitia - Sobre o Amor na Família
    Diz o Papa Francisco (AL299), "Acolho as considerações de muitos Padres sinodais que quiseram afirmar que «os batizados que se divorciaram e voltaram a casar civilmente devem ser mais integrados na comunidade cristã sob as diferentes formas possíveis, evitando toda a ocasião de escândalo. A lógica da integração é a chave do seu acompanhamento pastoral, para saberem que não só pertencem ao Corpo de Cristo que é a Igreja, mas podem também ter disso mesmo uma experiência feliz e fecunda. São batizados, são irmãos e irmãs, o Espírito Santo derrama neles dons e carismas para o bem de todos. A sua participação pode exprimir-se em diferentes serviços eclesiais, sendo necessário, por isso, discernir quais das diferentes formas de exclusão atualmente praticadas em âmbito litúrgico, pastoral, educativo e institucional possam ser superadas. Não só não devem sentir-se excomungados, mas podem viver e maturar como membros vivos da Igreja, sentindo-a como uma mãe que sempre os acolhe, cuida afetuosamente deles e encoraja-os no caminho da vida e do Evangelho. Esta integração é necessária também para o cuidado e a educação cristã dos seus filhos, que devem ser considerados o elemento mais importante».

► histórico de notícias

► arquivos para download