Bem Vindos, 14 de Agosto de 2018

07/08/2018, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Missa: 163 anos de Paróquia, 60 anos de Diocese e Dia do Padre

No domingo, 6 de agosto, na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas, houve celebração com três importantes motivações: os 60 anos de Diocese, Dia de São João Maria Vianney - Patrono dos Padres (celebrado dia 4/8) e os 163 anos de Paróquia. O Bispo diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl presidiu a celebração, concelebrada pelos padres das 46 Paróquias, tanto diocesanos como das congregações e ordens religiosas.
    Na homilia, Dom Edgar ressaltou que foi uma reunião espiritual, celebrativa e festiva, em elevar a Deus uma prece de gratidão pelos sacerdotes. Em Palmas foi iniciada a caminhada diocesana como Igreja particular, no Sudoeste do Paraná. As ações evangelizadoras iniciaram em 1933, como Prelazia e passando a categoria de Diocese, em 1958. "Viemos para recordar com gratidão, celebrar com esperança".
    Pediu Dom Edgar que a comunidade católica reze pelos seus sacerdotes. Recordou que o Papa Francisco pede que a comunidade deve acompanhar os sacerdotes com amizade: "Apoiá-los, encorajá-los e santificá-los". Dom Edgar também pediu que entre os padres exista um bom relacionamento de amizade, mais cuidados uns pelos outros, estar presentes nos eventos diocesanos: "Essa comunhão presbiteral é fundamental para a superação da dificuldade da solidão e das decepções que encontramos no exercício de nosso ministério".
    Sobre as seis décadas de missão evangelizadora, Dom Edgar lembrou que, ao longo do tempo e da história, essa terra vem anunciando o Evangelho de Jesus Cristo: "Temos uma legião de leigos comprometidos com a evangelização, através das pastorais movimentos e serviços".
    Ao término da celebração, houve o envio do Pe. Vanderlei Itcak para estudos de Direito Canônico, em Roma. Disse Dom Edgar que a Diocese está retomando esta importante ação em manter padres estudando em Roma.