Bem Vindos, 14 de Agosto de 2018

02/08/2018, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Paróquias celebram a vida contra o aborto

Mais uma vez, a legalização do aborto volta à pauta nacional em uma audiência pública convocada pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) para os dias 3 e 6 de agosto. Na ocasião, será debatida a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, discutida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442.
    Diante dessa realidade, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reafirma a posição firme e clara da Igreja "em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural", condenando, "assim, todas e quaisquer iniciativas que pretendam legalizar o aborto no Brasil". A ação sustenta que dois dispositivos do Código Penal que instituem a criminalização da interrupção voluntária da gravidez afrontam a dignidade da pessoa humana, a cidadania, a não discriminação, a inviolabilidade da vida, a liberdade, a igualdade, a proibição de tortura ou o tratamento desumano e degradante, a saúde e o planejamento familiar das mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos.
    A CNBB apresentará sua posição, nesta audiência, no dia 6, às 9h10, por Dom Ricardo Hoerpers, Bispo da Diocese de Rio Grande (RS) e pelo padre José Eduardo de Oliveira e Silva, da Diocese de Osasco (SP).
    Na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, na sexta-feira, 3, às 19h, as Paróquias celebrarão a vida, contra a possibilidade de descriminalização do aborto. Na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, a celebração, às 19h, será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl. Após a celebração, haverá caminhada luminosa da Concatedral até a sede da Justiça Federal, com orações e motivação sobre a defesa da vida.