Diocese de Palmas e Francisco Beltrão

Bem Vindos, 24 de Maio de 2018

NOTÍCIAS E EVENTOS

► NOTÍCIAS

    20/04/2018, por "Dom Edgar Ertl"

    Uma Ação Evangelizadora em prol das vocações

    A Diocese Palmas - Fco. Beltrão, unida à CNBB do Paraná, atenta à indicação de Jesus de Nazaré que nos recomenda: "Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe" (Mt 9,38), iniciou na Quinta-feira Santa, dia 29 de março, uma Ação Evangelizadora inédita em prol de novas vocações à Igreja. A proposta é que cada comunidade, coloque-se em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação.
     
    A vocação para o sacerdócio e a vida consagrada é um dom concedido somente por Deus, mas também é fruto da comunidade que reza. O Papa Francisco acredita nisso: "Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos são convencidos disso". Além da oração, outro elemento essencial é o testemunho. Os jovens precisam ver testemunhos bonitos de pessoas que se dedicam inteiramente ao Senhor com alegria, para que possam se sentir motivados a apostar sua vida nesse mesmo caminho. "É verdade que o jovem sente o chamado do Senhor, mas o chamado é concreto e, na maioria das vezes, é: Quero me tornar como ele ou ela. Existem testemunhos que atraem os jovens. Os testemunhos dos bons sacerdotes e das boas religiosas", disse Francisco. Recentemente falou o pontífice: "Quanto ao número de vocações - que decida o Senhor. Nós fazemos o que nos pediu: rezar e testemunhar". Desta forma, a Ação Evangelizadora "Cada comunidade uma nova vocação" terá êxito se três verbos forem conjugados em todos os tempos e modos. 
     
    1. Falar. A Igreja nos pede que falemos bem dos bispos, sacerdotes, das irmãs, dos irmãos e das pessoas consagradas. Falemos bem de igual modo da vocação familiar e acima de tudo, como a geradora de novas vocações. Nossas famílias devem ser prolongamento da família de Nazaré. Os vocacionados são chamados e escolhidos pelo próprio Deus. "Fui eu que vos escolhi" diz-nos Jesus (Jo 15,16). 
     
    2. Rezar. A vocação é resposta de Deus a uma comunidade que reza. Perguntas fundamentais: A sua comunidade de fé já ofereceu vocações à nossa Igreja Diocesana de Palmas - Francisco Beltrão ou às Congregações religiosas? Alguém já foi ordenado diácono, presbítero em sua comunidade? E sua família já ofereceu um jovem à Igreja como padre ou religiosa? Alguém de sua comunidade foi às missões no Brasil ou para outro país?
     
    3. Convidar. Convide crianças, adolescentes e jovens para oferecer sua vida a Deus. Você já pensou em ser padre? Religiosa? Religioso? Catequista? Ministro Auxiliar da Comunidade? Lembremos do que disse Jesus: "Vem e segue-me" (Mc 10,21). Uma dezena do Santo Terço será o nosso gesto concreto e diário. A nossa Igreja Diocesana, comunidades e famílias unidas pela oração, rezando pelas vocações uma Dezena do Rosário ou mais antes de todos os encontros, reuniões, retiros e celebrações da Eucaristia ou da Palavra. 
    Quem serão os agentes principais para Ação Evangelizadora cada Comunidade uma nova vocação?
     
    1. Os Ministros Auxiliares da Comunidade. Eles são os "guardiões". São os responsáveis para introduzir e conduzir a Dezena do Rosário em todos os encontros e celebrações. São eles que lembrarão a todos os responsáveis pelas pastorais, movimentos e serviços apostólicos que a Dezena do Rosário pelas vocações não pode ser esquecida. 
     
    2. Catequistas e Catequizandos. Eles serão os "protagonistas" da Ação Evangelizadora. Eles devem preparar os ambientes de catequese com a Imagem de Nossa Senhora, e antes ou depois da Catequese, catequistas e catequizandos, recitarão uma Dezena do Santo Terço pelas vocações. 
    3. Os jovens. Nossa Juventude está sendo convidada nesta Ação para serem os "divulgadores" das vocações. Recolhendo testemunhos, vivências, histórias vocacionais de sacerdotes e religiosos/as e produzindo vídeos e divulgando pelas redes sociais e um site criado para este fim. 
     
    4. Os membros do Serviço de Animação Vocacional (SAV). Serão os "articuladores". Em diálogo com os Ministros, Catequistas e Jovens acompanharão o andamento da Ação Evangelizadora. 
    Pedimos, na fé, pela intercessão de Nossa Senhora, Mãe dos Vocacionados, vocações à nossa Igreja Diocesana e às Comunidades Religiosas.

    Dom Edgar Ertl

© 2010 - Curia Diocesana - Diocese de Palmas/Fco. Beltrão - PR.

Rua Dr. Bernardo Ribeiro Vianna, 903
Sala 214 - Cx. Postal: 50
85555-000 - Palmas - PR
Fone: (46)3263-1134
Fax : (46)3262-1511