Diocese de Palmas e Francisco Beltrão

Bem Vindos, 18 de Setembro de 2018

NOTÍCIAS E EVENTOS

► NOTÍCIAS

    09/03/2018, por "Luiz Carlos Bittencourt"

    Decanato de Francisco Beltrão reflete sobre comunidade uma nova vocação

    O Decanato de Francisco Beltrão, composto por 11 Paróquias, sob a coordenação do decano, Pe. Jorge Schafaschek, realizou a primeira reunião do ano de 2018, na quinta-feira, 8, às 19h, na Paróquia São José (Francisco Beltrão). Além dos padres, coordenações de pastorais e movimentos, houve convocação extra de representantes dos Ministros Auxiliares de Comunidade, catequistas, jovens e Serviço de Animação Vocacional. Teve a presença de Dom Edgar Xavier Ertl (Bispo Diocesano), Pe. Geraldo Macagnan (Vigário Geral da Diocese) e Pe. Emerson Detoni (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora). 
    Foram apresentados os novos párocos provenientes de paróquias de outros decanatos e que agora fazem parte do decanato de Francisco Beltrão: Pe. Deucir Poletti (Concatedral), Pe. Ademir Alves Moreira (Verê), Pe. Oldemar Weber (Enéas Marques). Também Ir. Lorizete Cichocki, que trabalha em Enéas Marques, e que por 16 anos estava em missão na Angola. Também foi apresentada, Celma Balbinotti, a nova coordenadora da Catequese Diocesana e Ana Paula Wurlitzer, coordenadora diocesana da Pastoral da Juventude. 
    Dentre os assuntos em pauta a organização do atendimento das confissões na Semana Santa e a formação dos Ministros Auxiliares de Comunidade, com nova turma iniciando em 2019. O tema principal foi e a apresentação da "Ação Evangelizadora Cada Comunidade uma Nova Vocação", pelo Pe. Elizandro Spillere. 
    O Pe. Emerson Detoni recapitulou a importância da ação evangelizadora do Decanato: "Olhar para o Decanato, ver os passos dados em 2017 e como instrumento evangelizador mais descentralizado!" Disse que a Diocese irá reestruturar os Decanatos. 
    Dom Edgar destacou a importância e atuação do Conselho Pastoral Paroquial (CPP). Citou o Ano do Laicato, leigos como sujeitos eclesiais. Disse que o CPP é um organismo de grande importância de renovação das estruturas paroquiais. O bispo fez um apelo: "Não vamos deixar essa realidade paroquial esquecida".
    Sobre o tema principal: "Ação Evangelizadora Cada Comunidade uma Nova Vocação", Pe. Elizandro disse que o objetivo que é criar um ambiente sobre a imagem do vocacionado, criar uma cultura vocacional e suscitar vocações sacerdotais e religiosas. A ação se desdobra em dois eixos: rezar pelas vocações; divulgar nos meios de comunicação testemunhos vocacionais. A abertura em âmbito diocesano vai ocorrer no dia 27 de março, na Missa dos Santos Óleos, na Concatederal Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão. Nas Paróquias, será na missa do Lava-pés, na quinta-feira santa. Na oportunidade, foi entregue às Paróquias o material composto por folder, cartaz e dvd.

     

► Galeria de Fotos

© 2010 - Curia Diocesana - Diocese de Palmas/Fco. Beltrão - PR.

Rua Dr. Bernardo Ribeiro Vianna, 903
Sala 214 - Cx. Postal: 50
85555-000 - Palmas - PR
Fone: (46)3263-1134
Fax : (46)3262-1511