Bem Vindos, 18 de Setembro de 2018

12/03/2018, por "Luiz Carlos Bittencourt"

O adolescente, a fé e o discernimento vocacional

A Pastoral do Adolescentes da Diocese de Palmas - Francisco Beltrão tem encontro marcado para o dia 18 de março, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão). São convocados todos os coordenadores e assessores de grupos de adolescentes da Diocese. Na oportunidade, haverá reunião em conjunto para tratar dos 60 anos da diocese. A agenda começa às 8h30min. O tema será "O adolescente, a fé e o discernimento vocacional", baseado no sínodo dos Bispos 2018, dedicado aos adolescentes e jovens, será de 3 a 28 de outubro.
    Segundo Giovani Lima, coordenador diocesano, é necessário este momento para um encontro, troca de experiências nas atividades paroquiais. "Precisamos pensar em uma caminhada de conjunto, procurando conhecer as situações de cada grupo, estando em sintonia com o plano diocesano e com a realidade de sua paróquia", diz.
    O Papa Francisco propõe passos pedagogicamente fenomenais que ajudam o adulto e o jovem a tomarem consciência da sua vocação de discípulo e missionário. O primeiro item aponta ferramentas fundamentais para caminhar com os jovens, ressaltando que é preciso abandonar esquemas antigos e se adequar ao tempo e ao ritmo da nova geração, sem perder a essência do Evangelho.
    É preciso considerar a liberdade e a criatividade dos jovens, ajudando na renovação da própria comunidade. Podemos dizer que um cristão alegre faz uma Igreja alegre e renovada. Para fazer bem esse caminho, o Papa diz que é preciso tomar consciência de três verbos: Sair, Ver e Chamar. Sair: da rigidez que torna menos credível o anúncio da alegria do Evangelho. Sair também é sinal de liberdade, que impulsiona a deixar as preocupações habi¬tuais e possibilita atrair os jovens para Cristo. Ver: só é possível quando convivemos com os jovens, conhecemos sua cultura, nos preocupamos em saber sua história. Os Evangelhos por várias vezes narram o encontro de Jesus com homens e mulheres do seu tempo. No caminhar com os jovens se percebe toda sua grandeza e fragilidade, ao mesmo tempo que uma porta enorme se abre para que o Evangelho se faça carne. Lucas, no capítulo 24 do seu Evangelho, mostra que Jesus não se contentou em ver de longe os dois jovens que caminhavam para a cidade de Emaús. Jesus quis caminhar com eles e escutou a sua história de vida.
    Jesus resgatou o projeto de vida daqueles dois jovens e os animou a seguir adiante. Chamar: segundo o Papa Francisco, chamar significa "despertar desejo, mover pessoas daquilo que as mantém bloqueadas ou das comodidades para as quais inclina" (Documento da Igreja - 33, p. 39, Edições CNBB). Em Lucas 24, após um logo caminho de diálogo com os dois jovens, os mesmos se sentem chamados por Jesus para retomar seu projeto de vida. São estimulados a anunciar o encontro com Jesus no partir do pão.
    Da Coordenação Diocesana da Pastoral do Adolescente