Diocese de Palmas e Francisco Beltrão

Bem Vindos, 23 de Abril de 2018

NOTÍCIAS E EVENTOS

► NOTÍCIAS

    29/12/2017, por "Dom Edgar Ertl"

    Gratidão a Deus!


    "Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes" (Sl 137).
    Celebramos neste domingo, 31 de dezembro de 2017, a festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José. É nossa família exemplar! Todavia, o último dia do ano civil. É dia de gratidão a Deus por mais um final de ano que se aproxima. Deus seja bendito pelo ano que se despede.
    O tempo passa e neste dia queremos elevar uma prece de gratidão e súplica ao Senhor pelo ano que vivemos como irmãos e irmãs na fé em Jesus Cristo e diocesanos de Palmas - Francisco Beltrão. O Louvor, dom de Deus, no Prefácio para a Missa de Ação de Graças rezamos: "Ainda que nossos louvores não vos sejam necessários, vós nos concedeis o dom de vos louvar". Hoje é dia de louvação, de bendito, de oração alegre e espontânea. É dia especial de gratidão, do reconhecimento. Dia de alegria por mais um ano vivido. A vida de Deus triunfou sobre as nossas vidas, mesmo que, às vezes, não nos damos conta disso. Como não louvar e bendizer a Deus hoje em clima litúrgico, indo às Igrejas e Comunidades, depois nas convivências fraternas e familiares? 
    Quero, pois, hoje reconhecer minha gratidão a Deus pelas nossas 46 paróquias, mais de mil comunidades, 04 Santuários e todas servidas com sacerdotes diocesanos e religiosos, os diáconos, religiosas/os e uma plêiade de leigos, testemunhas de fé e do Evangelho, comprometidos com o batismo, a serviço de Jesus Cristo e o anúncio da Boa Notícia na Igreja e na sociedade, sendo "sal da terra e luz do mundo". Gratidão para com nossos párocos e vigários no apostolado paroquial e outros serviços mais específicos como nas áreas formativa, administrativa e educacional. Gratidão pelos tantos colaboradores na Cúria Diocesana, nas Secretarias Paroquiais, nas Casas de Formação, no CEPEA, na Rede Bom Jesus de Comunicação e Educação. 
    Gratidão a Deus pelos nossos Ministros Auxiliares de Comunidades, envolvidos na missão de nossas paróquias. Gratidão pelos que semanalmente visitam doentes levando-lhes o conforto da Palavra de Deus e a Eucaristia e pelos que com zelo e piedade presidem as Celebrações da Palavra, aos domingos, Dia do Senhor, nossa Páscoa semanal. 
    Gratidão a Deus pelas Catequistas, mulheres e homens abnegados objetivando acima de tudo a formação de novos discípulos missionários de Cristo e sua Igreja, através dos Sacramentos da Eucaristia e Crisma, como proposta às crianças, jovens e adultos na iniciação à vida cristã, levando-os ao encontro de Jesus Cristo e seu projeto na comunidade. Em nossa diocese temos um excelente programa, um verdadeiro itinerário catequético, fruto de décadas de dedicação da Coordenação Pastoral. Louvemos e bendizemos ao Senhor pelo Projeto Diocesano Catequético. 
    Gratidão a Deus pelas mais de trinta Pastorais, Serviços e Movimentos Eclesiais nesta histórica diocese. Alegremo-nos pelos coordenadores e assessores destas riquezas apostólicas presentes junto às paróquias e comunidades. Louvores pela Equipe Diocesana da Ação Evangelizadora. O Senhor merece o nosso louvor também pelas inúmeras atividades realizadas na Casa de Formação Divino Mestre ao longo de 2017. Quero louvar a Deus pelas Escolas Diocesanas de Liturgia, Catequese e Juventude que neste ano muito contribuíram com nossos leigos/as. Os grupos de Jovens são uma bênção e graça de Deus tê-los em muitas comunidades da Diocese. Obrigado Senhor pelos nossos jovens, adolescentes e crianças testemunhas de Jesus Cristo, o Jovem de Nazaré.
    Enfim, Gratidão a Deus na encarnação de seu Filho Jesus, nascido em Belém para a nossa salvação e redenção. Gratidão pelos inúmeros benefícios recebidos ao longo de 2017. A lista é grande. Você, caro leitor poder completá-la... Olhemos com alegria e com esperança para o Ano Novo que amanhã iniciaremos. Nele queremos caminhar unidos como Povo de Deus, Igreja Diocesana há 60 anos a serviço do Evangelho de Jesus Cristo, o Deus entre nós!
    Feliz Ano Novo. Bem-vindo 2018.

    Dom Edgar Ertl

© 2010 - Curia Diocesana - Diocese de Palmas/Fco. Beltrão - PR.

Rua Dr. Bernardo Ribeiro Vianna, 903
Sala 214 - Cx. Postal: 50
85555-000 - Palmas - PR
Fone: (46)3263-1134
Fax : (46)3262-1511