Bem Vindos, 11 de Dezembro de 2017

01/12/2017, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Clero realizou última reunião de 2017 definindo importantes assuntos

Nos dias 29 e 30 de novembro, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), aconteceu a última reunião ordinária do Clero da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Teve a presença do Bispo Dom Edgar Ertl, padres diocesanos, religiosos e diáconos permanentes. Foram refletidos assuntos de ordem pastoral, dentre eles a portaria sobre bebidas alcoólicas, a comissão diocesana para a criação da escola diaconal e a transferência de padres de paróquias e instituições diocesanas.

Dom Edgar ressalta que a reunião do clero teve grande importância para a tomada de decisões sobre prioridades, urgências, perspectivas, avaliação e programação para o ano seguinte: "Foi a comunhão do Bispo com o Clero, momento de confraternização, de alegria e de expressar nossa gratidão pelo ano que estamos concluindo".

Sobre o decreto proibindo a venda de bebidas alcoólicas, nas promoções realizadas pelas paróquias, que entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2018, e que teve início em 2014, por Dom José Antonio Peruzzo, dom Edgar diz que chegou a hora colocá-lo em prática: "A comissão apresentou o resultado dos cinco artigos elaborados e aprovados pelo Conselho de Presbíteros e aprovados, aqui, pelos padres, com mudanças necessárias afim de que ele seja compreensível para todos nossos católicos, no que diz respeito a comercialização das bebidas alcoólicas".

Uma das novidades do encontro do clero foi a escola diaconal que tem uma comissão com a missão de definir local, data, conteúdo, professores e especialmente sobre os candidatos para o diaconato: "Para em 2019 darmos início a nossa escola diaconal na Diocese. Temos estrutura, padres, professores formados em matérias necessárias para a formação dos diáconos permanentes, que é um ministério na Igreja que não podemos desconsiderá-los".