Bem Vindos, 11 de Dezembro de 2017

28/11/2017, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Pe. Evandro defenderá tese de doutorado em Bioética Teológica na PUC/PR

Por Ivan Cezar Fochzato

No próximo dia 05 de Dezembro, o Pároco da Catedral do Senhor Bom Jesus (Palmas) e Chanceler da Diocese, Pe. Evandro Melo, defenderá na Pontifícia Universidade Católica(PUC/PR), em Curitiba, sua tese de doutorado: Bioética Teológica e a Construção de um Discurso para uma Sociedade Secular e Plural a partir das contribuições da Teologia Pública. Os estudos de doutoramento iniciaram em março de 2014.
    No resumo da tese, Pe. Evandro aborda que na atualidade a reflexão teológica encontra inúmeros desafios para se estabelecer como um conhecimento independente e autônomo, capaz de produzir um discurso público, que ao mesmo tempo em que possa ser considerado razoável em uma sociedade que se estabelece com característica secular e plural, consiga ser aceito pelos demais saberes e ciências.
    Salienta que levanta-se a hipótese de que é possível, não só se falar de uma Bioética que se fundamente na Teologia, realizada por teólogos morais, mas que ela também poderá construir um discurso que, ao mesmo tempo em que ele seja público, possa se tornar razoável para a sociedade a que se dirige, tornando-o aceito para os demais saberes e ciências, desde que leve em conta nessa construção, as contribuições da chamada Teologia Pública, do teólogo americano, David Tracy.
    Argumenta que a Bioética Teológica terá realmente um caráter público e se destina a três públicos distintos: "Igreja", a "Academia" e a "Sociedade".