Bem Vindos, 22 de Outubro de 2017

10/10/2017, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Casa de Formação Divino Mestre comemora 13 anos de sua inauguração

No dia 10 de outubro de 2014, um dos principais momentos da visita do Núncio Apostólico, à nossa Diocese, foi a inauguração da Casa de Formação de Lideranças Divino Mestre, em Francisco Beltrão. Com a presença do Arcebispo de Cascavel - Dom Lúcio, Dom Agostinho, Dom Luís, todo o clero diocesano e religiosos, diáconos, autoridades civis, militares e comunidade, o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri inaugurou esta importante obra diocesana, destinada a evangelização.

Inicialmente Monsenhor Natalício leu o histórico da casa: "A construção de uma casa de formação era uma necessidade para toda a diocese de Palmas - Francisco Beltrão. Desde a sua posse dia 14/06/1970, em todas as reuniões, Dom Agostinho falava da necessidade de um local central que abrigasse o clero, religiosos e leigos nos seus encontros, cursos e retiros. Após procurar um local que fosse central na diocese, foi constituída a comissão de construção formada por Mons: Natalício José Weschenfelder, Natalino Faust, Adelar Menon, Arnaldo Sabadin e Pedro Carbonera.
    A Pedra fundamental da Casa de Formação foi lançada dia 15/08/1990, em Francisco Beltrão. A obra planejada e idealizada é um homem deitado, sendo a cabeça a capela, o coração é o hall central, o auditório com 8 salas de reuniões é o braço direito, o refeitório e as dependências do trabalho é o braço esquerdo, as pernas e os pés são representados pela construção dos 120 quartos. A transformação de uma pessoa deve começar pela razão e pelo intelecto, passando as ideias para o coração. Deus ainda generoso em conceder a água mineral alcalina bicabornatada, no posso artesiano, de 245 metros de profundidade.
    A construção foi possível graças a ajuda da Adveniat, Arcebispo de Colômbia (ambos entidades de católicos da Alemanha), Governo do Estado do Paraná, Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, auxilio das paróquias e sobre tudo o auxílio do Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos, de Palmas. Na construção foram empregados perto de 3 milhões de reais.

Esta obra é denominada Casa de Formação Divino Mestre, situada no monte Tabor. É um sonho realizado.
    Com a presença do Núncio Apostólico Dom Lourenzo Baudisseri torna-se para sempre abençoada esta obra que foi um desejo de Dom Agostinho José Sartori e de toda diocese de Palmas - Francisco Beltrão. O dia 10 de outubro de 2004 manifesta a possibilidade de grandes realizações com a união de todos".
    Em sua homilia Dom Lourenzo expressou a alegria em presidir a celebração e abençoar a capela, o altar e inaugurar oficialmente a Casa. Ressaltou que a localização tem particular sentido no nome de Morro Tabor, representa o histórico religioso da cidade: "É um momento especial estarmos reunidos, neste dia de agradecimento, gratidão ao senhor pela obra realizada. Estamos felizes por ser um ponto de referência para a evangelização".