Bem Vindos, 22 de Outubro de 2017

08/08/2017, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Catedral celebrou 162ª Festa do senhor Bom Jesus

A Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas, celebrou, no dia 6 de agosto, a 162ª Festa do Padroeiro. As atividades iniciaram com as celebrações da novena que teve grande participação dos fiéis. No dia 6, às 10h, foi celebrada a Missa solene em ação de graças, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, concelebrada pelo Pároco, Pe. Evandro Arlindo de Mello, e demais presbíteros.

Para o Pároco, Pe. Evandro, as expectativas foram superadas, tanto na parte social como espiritual, pela participação dos noveneiros e trabalhadores na festa: "Nos deixa muito feliz por esse envolvimento da comunidade, fazendo parte da história". Para Dom Edgar Xavier Ertl, foi um momento de se colocar diante do Senhor, rezando e contemplando. Uma das atividades significativas foi o translado dos restos mortais de Dom Agostinho, do cemitério municipal para a cripta na Catedral, ficando ao lado de Dom Carlos (1º Bispo), com um jazigo próprio. Dom Agostinho faleceu no dia 6 de junho de 2012 e foi o segundo Bispo Diocesano. Disse Dom Edgar que foi justo preparar um lugar de honra para seus restos mortais. Na sequência deu a bênção ao jazigo que está localizado na capela no interior da Catedral: "Este será um lugar de peregrinação, oração e intercessão". Dom Edgar destacou a importância de Dom Agostinho nos 35 anos de serviço à Diocese: "Nossa Diocese tem a fisionomia e o amor apostólico desse pastor. As nossas ovelhas se assemelham ao pastor e somos admiradores de toda a vida dedicada de Dom Agostinho nessa Diocese".

Com carinho, Dom Edgar recordou que foi ordenado por Dom Agostinho: "Eu sempre fui um admirador de Dom Agostinho, desde criança quando morava em Nova Prata. Quando de minha ordenação, em dezembro de 1996, tive a graça de ter sido ordenado por ele em Boa Esperança do Iguaçu". Disse que depois de 20 anos de sua ordenação, veio sucedê-lo como Bispo Diocesano: "São as coisas do mistério de Deus e temos que louvá-lo, tão somente".

As fotos foram gentilmente cedidas por Foto Marchi.