Bem Vindos, 11 de Dezembro de 2017

► JORNAL DIOCESANO

13/10/2017, por "Rudinei Willers"

O que são Conselhos Missionários?

Rudinei Willers

Tendo em vista o apelo crescente do evangelho e das realidades atuais, a Igreja busca fomentar e organizar a atividade missionária para uma melhor organização e articulação da animação missionária no âmbito da Igreja no Brasil, através dos conselhos missionários. Para alcançar uma maior unidade e eficácia operativa na animação missionária e cooperação, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) constituiu o COMINA (Conselho Missionário Nacional) do qual se serve "para programar, executar e rever as principais atividades de cooperação em nível nacional" (CMi,12). É um organismo da Igreja Católica no Brasil que tem como finalidade a animação, a formação, a organização e a cooperação missionária além-fronteiras das igrejas locais através de um serviço qualificado de assessoria e coordenação de projetos.

De forma paralela, são constituídos também os COMIREs (Conselho Missionário Regional), formados por responsáveis das dioceses de cada Regional (Estado) da CNBB. O mesmo tem como principal objetivo a criação, o fortalecimento e a articulação dos COMIDIs, a fim de que o Regional esteja em estado permanente de missão. Em nosso Regional Sul 2, o COMIRE está à frente na organização e desenvolvimento da Missão Católica Beato Paulo VI, no País da Guiné-Bissau na África.

Por sua vez, cada Diocese criará também o seu COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), o qual é presidido pelo bispo, reunindo responsáveis de organismos missionários e representantes de todas as paróquias de sua jurisdição, "tendo um sacerdote nomeado para promover eficazmente as atividades em favor das missões a nível de Diocese" (CMi,9). Entre as principais atividades, destacam-se a implantação dos COMIPAs em todas as paróquias da Diocese, articulação de atividades missionárias a nível diocesano, organizar missões populares e a formação e capacitação dos agentes.

As paróquias também são chamadas a formar o próprio Conselho Missionário Paroquial, ou seja, o COMIPA, que tem o objetivo de promover eventos de animação missionária envolvendo o conjunto de suas comunidades, pastorais e movimentos. Portanto, a nível paroquial o COMIPA deve animar, informar, formar e articular a ação missionária na Paróquia. A equipe que compõe o COMIPA se propõe a ajudar a todos os grupos pastorais, movimentos a despertar e manter viva a consciência missionária.

Por fim, salienta-se a importância dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), com o objetivo de articular e garantir a formação missionária aos candidatos ao ministério ordenado, através de iniciativas específicas de animação e engajamento. O Conselho Missionário de Seminaristas tem por função promover ao longo do ano, de acordo com a direção do seminário, para todos os seminaristas, a formação missionária (FORMISE), bem como experiências e partilhas missionárias.
    Além destes, fomenta-se ainda a necessidade de se impulsionar nas comunidades a criação de Grupos de Animação Missionária (GAMs) que ajudem com pistas concretas de ação, formação e espiritualidade junto aos COMIDIs e COMIPAs. Todos estes conselhos missionários possuem a finalidade de motivar e animar a Igreja na dimensão missionária, perpassando todas as atividades eclesiais.

Nossa Diocese tem trabalhado para a implantação destes conselhos a nível diocesano e paroquial, por sua vez, o COMIDI e o COMISE estão em fase de estruturação. Lembremo-nos que cada batizado é convidado a assumir a causa da missão, pois, como afirma-nos o Papa Francisco: "se a Igreja assume este dinamismo missionário, há de se chegar a todos, sem exceção" (EG,48). Empenhemo-nos nesta tarefa, para que a Igreja esteja constantemente em saída.

A Missão em Números

PASCOM - Mesmo mudando constantemente, os números referentes à Igreja Católica, demonstram uma realidade animadora, permitindo o otimismo quanto ao espaço ocupado por seus membros no âmbito das pastorais e dos serviços de evangelização. Conforme dados da Santa Sé, através de seu Anuário Pontifício 2017, há no mundo cerca de 1,285 bilhões de católicos batizados. Um número que cresceu 7,4% em relação ao ano de 2010. O Brasil é o 1° em católicos batizados com 172 milhões de pessoas. Em seguida vem o México com 110,9 milhões. No mundo, segundo dados do Vaticano, a Igreja conta com 415.656 padres e 5.304 bispos.

O contingente de pessoal também impressiona e impele para o otimismo. São 281.514 padres diocesanos e mais 134.142 padres religiosos. Ainda no mundo a Igreja conta com 45.255 diáconos permanentes, 54.229 religiosos não sacerdotes e 670.320 religiosas professas. E o futuro é auspicioso pois a Igreja conta, atualmente, com 116.843 seminaristas maiores em toda a Terra.

No Brasil, com dados de 2010, são 276 Circunscrições Eclesiásticas (dioceses), 11.840 paróquias, 370 bispos, 14.091 padres diocesanos, 8.028 padres religiosos, 2.711 diáconos, 33.386 religiosas e cerca de 1.000 congregações.

Diocese Estruturada

Se traduzida em números a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, conforme o organograma de atividades, publicado com o XV Plano Diocesano da Ação Evangelizadora 2017, conta com 46 paróquias e uma Reitoria, agrupadas em 7 decanatos e tendo ao todo 1.109 comunidades. Registra-se a presença de 29 comunidades religiosas femininas, 4 seminários e quatro santuários.

O número de padres também é significativo. São 42 padres diocesanos, 50 padres religiosos e 6 diáconos permanentes, mais de 90 religiosas e 6 religiosos. Os leigos engajados formam uma legião com cerca de 5.000 catequistas e 3.537 MACs. Além de todas as congregações presentes, a própria Diocese se esforça na formação de novos padres. Atualmente são 31 seminaristas menores em Palmas, 9 no curso Propedêutico em São João, 10 cursando Filosofia em Francisco Beltrão e 9 frequentando Teologia, em Cascavel e Curitiba.