Bem Vindos, 11 de Dezembro de 2017

► JORNAL DIOCESANO

11/08/2017, por "Pascom"

Família e Tecnologia

A tecnologia aproxima quem está longe e distancia quem está perto. Que a tecnologia, principalmente o celular, seja sedutor, não há dúvida. Vivemos hoje a chamada ideologia da técnica. A culpa não é da tecnologia e sim de quem a utiliza e como o faz.

A família com dependência da tecnologia sofre impactos no relacionamento. A principal área atingida no relacionamento pais e filhos, na era digital, tem sido o diálogo, que está ficando para trás. Na sociedade dita como moderna, os relacionamentos estão sendo através de um click. A atenção ao outros está em regressão nesta sociedade. Poucos prestam atenção no outro. É preciso pensar a comunicação enquanto convívio, troca, relação; escapar do anonimato. Um dos grandes desafios da atualidade está posto como um problema de relacionamento - problemas de convivência humana.

A cena mais comum em um lar é: na sala a TV ligada, os pais no sofá cada um mexendo em seu celular e os filhos cada um em seu quarto também mexendo em seus aparelhos eletrônicos. E por muitas vezes esse diálogo que deveria ser presencial está sendo digital dentro do mesmo espaço. Estamos nos tornando ricos de conhecimentos em tecnologia e pobres no diálogo. Estranhos, com parentesco sanguíneo.

Para Dominique Wolton, comunicar é coabitar; é cada vez menos transmitir, raramente compartilhar, sendo cada vez mais negociar e, finalmente, conviver. Os pais têm o dever de educar-se e estabelecer limites a seus filhos. Faz-se necessário determinar a frequência de utilização e ainda observar o que a criança está fazendo na internet. Ser adulto é "chato", ser pai ou mãe e educar dá trabalho, mas é dever deles dizer "Não", colocar limites, orientar, proibir e fazer com que as crianças entendam que bons pais não são aqueles que permitem tudo.

Objetivos da Pascom

Segundo o Diretório da Comunicação (nº 248), a Pastoral da Comunicação (Pascom) tem por missão colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; capacitar os agentes de todas as pastorais quanto à comunicação; favorecer o diálogo da Igreja com os meios de comunicação, seus profissionais e pesquisadores e desenvolver também seus próprios meios.