Bem Vindos, 22 de Outubro de 2017

► JORNAL DIOCESANO

31/01/2017, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Espiritualidade do Clero: a alegria do Evangelho, de esperança e de sonhos

No dia 1º de agosto, o clero diocesano e religioso encontrou-se para um dia de espiritualidade e convivência no Seminário São João Maria Wianney, em Palmas, para celebrar o dia do padre. O Pe. Valdecir Bressani conduziu a reflexão com o tema "Presbíteros são como pérolas nas mãos de Deus", no sentido de que cada presbítero deve ser portador da alegria do Evangelho, sendo um homem de esperança e de sonhos. Disse Pe. Bressani que o contexto em que vivemos hoje é de novos sonhos, novas visões, novas configurações, novos comportamentos, gerando perplexidade, questionamentos e novas necessidades e apelos para o exercício do ministério. Um presbítero sonhador é plantador de sementes do amor, da esperança, da novidade, da inovação, da alegria, da paz, da união, da vida plena. Vencendo todo tipo de cansaço, desânimo e falta de esperança, tendem a inovar, construir ou reconstruir a história, a Igreja e a humanidade, possibilitando assim uma conversão pastoral, superando a pastoral da conservação. O presbítero deve ser capaz de falar ao coração dos homens e mulheres de hoje, apontando para as realidades do céu.

Concluiu Pe. Bressani: "O presbítero, para ser ‘pérola nas mãos de Deus', deve dispor-se a criar sonhos e não simplesmente impor doutrinas, regras e normas religiosas; é dispor-se a construir o tapete da vida com atrevimento e coragem, evitando a timidez que mereça a repreensão de Jesus: ‘Por que sois tímidos, homens de pouca fé?' (Mt 8,26); é ser audacioso, aceitando, na construção do tapete de sua vida, a ousadia do Espírito de Deus".

Para Dom Edgar, o encontro foi importante para a proximidade com o clero diocesano e religioso, na comunhão com os presbíteros e diáconos e o fortalecimento na espiritualidade e na missão presbiteral. "É uma maneira de fortalecer nossos vínculos, para que o trabalho seja melhor qualificado através do empenho apostólico. É também uma oportunidade que tenho de conhecer alguns padres que, em comunhão com o bispo, têm a responsabilidade de conduzir o povo a Cristo".