Bem Vindos, 22 de Outubro de 2017

CASA DE FORMAÇÃO

► Casa de formação

Casa de Formação Divino Mestre

No Episcopado de Dom Agostinho, dentre as muitas edificações que objetivaram a realização de atividades de cunho evangelizador, destaca-se uma: a Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão.

Histórico:

A construção da Casa de Formação Divino Mestre era uma necessidade para a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Desde sua posse, dia 14 de junho de 1970, em todas as reuniões, Dom Agostinho José Sartori falava da necessidade de um local central, que abrigasse o clero e leigos nos seus encontros e retiros.

A pedra fundamental foi lançada dia 15 de agosto de 1990, em Francisco Beltrão. A obra planejada é de um homem deitado, sendo a cabeça a capela, o coração é o hall central, o auditório, com as oito salas de reuniões, é o braço direito, o refeitório e as dependências do trabalho é o braço esquerdo, as pernas e os pés são representados pelas construções dos 120 quartos (com duas camas cada quarto).

A transformação de uma pessoa deve começar pela razão e pelo intelecto, passando as idéias para o coração. Deus ainda é generoso em conceder a água mineral alcalina bicarbonatada, no poço artesiano de 245 metros de profundidade.

A construção foi possível graças a ajuda da Adveniat, Arcebispo de Colônia (ambas entidades de católicos da Alemanha), Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Francisco Beltrão, auxílio das Paróquias e o auxílio do Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos, de Palmas. No dia 10 de outubro de 2004, com a presença do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, torna-se para sempre, abençoada esta obra que foi um desejo de Dom Agostinho José Sartori e de toda a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Acesso

O acesso a Casa de Formação Divino Mestre é pela rua Elias Scalco, 1501 – Morro do Tabor – Bairro Vila Nova – Francisco. Beltrão – PR, por rua pavimentada e arborizada.

Capela

A Capela com arquitetura moderna propicia momentos de espiritualidade, oração, interiorização e reflexão para quem a freqüenta. Com capacidade para 400 pessoas confortavelmente acomodadas. Seus vitrais em cores estilizam cenas do antigo e do novo testamento. Da sacada que circunda a Capela poderá se ter uma bela visão da cidade de Francisco Beltrão e do Cristo, monumento da cidade.

Área de Lazer

Lazer

Externamente: rodeada de mata virgem e pomar, com amplo espaço para caminhadas e meditação, além de local para discussão e troca de experiências.

Internamente: espaço próprio para atividades e dinâmicas.

Estacionamento

Amplo estacionamento para veículos de passeio, vans, micro-ônibus e ônibus, área mista pavimentada e parte com pedra brita.

Refeitório

Referência ao paladar de bom gosto e aos sabores regionais, Equipada com amplo refeitório e cozinha industrial, tendo capacidade para servir 240 pessoas. Anexo bar.

Auditório

Conta com 02 auditórios sendo um com capacidade para até 100 pessoas e outro com capacidade para até 300 pessoas, acomodação em carteiras universitárias estofadas. Som, projetor multi-mídia, tela de projeção de 4m x 4m, notbook. O Auditório principal dispõe de 01 escritório, 07 salas para estudo, palco e 02 banheiros, climatizado, tudo para que os eventos se tornem agradáveis e perfeitos.

Quartos

A Casa de Formação Divino Mestre conta com 04 alas, cada uma com 60 quartos duplos devidamente mobiliados, totalizando assim 240 leitos disponíveis, além de 04 suítes com sala para estudo e atendimentos, reservados para os assessores, diretores e promotores de eventos.

Água

Agua

Á água que serve a Casa de Formação, Mineral Sulfurosa, está disponível nos bebedouros dos corredores, e banheiros.

A Casa de Formação Divino Mestre é o local propício para quem deseja fazer encontros religiosos e de família, assembléias, convenções, seminários e outros eventos. No alto do Morro denominado Tabor, se obtém o silêncio e a privacidade que todo hóspede espera. Além de desfrutar dos benefícios terapêuticos com água mineral.

Depoimentos

Dom Agostinho José Sartori: A Casa Divino Mestre, formação de lideranças da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, foi um sonho embalado desde 1970, e não foi um sonho sonhado só, mas com um grupo de pessoas dedicadas e com grande amor pela Igreja Diocesana. Foi um sonho longo, mas que graças a Deus e muito esforço do Clero e do povo Cristão-católico, torna-se uma risonha realidade, eu digo com alegria, uma encantadora e promissora realidade.

As lideranças terão espaço para aprofundar a fé, terão ambiente para alimentar o espírito comunitário, terão como e onde aprender a dar as razões de sua fé e viver a intensa espiritualidade. Esta casa é um dom precioso de Deus; esta casa é uma dádiva celeste – disse o Cardeal Aloísio Lorscheider.

Bendito seja Deus por ela!!! Bendito seja Deus, por todos quanto ajudaram a construí-la.

Núncio Apostólico – Dom Lorenzo Baldisseri: "Esta Casa de Formação é uma demonstração da preocupação que a Diocese tem no aspecto da formação. Levo a impressão de que esta gente quer crescer e que a Igreja dá sua contribuição aos cidadãos cristãos".

Cardeal Dom Aloisio Lorscheider: "Esta Casa, além de ser bem construída e bonita, é uma casa abençoada. É uma graça de Deus. É um grande centro de evangelização. O povo dessa Diocese deve dar graças a Deus em ter essa casa. É bom que as pessoas vejam que podem fazer-se coisas bonitas e ao mesmo tempo simples".

Dom Olívio Fazza – Bispo Emérito de Foz do Iguaçu: "Esta Casa é de grande importância. É uma faculdade ocasional, onde se aprende muito.aqui vêm pessoas para a formação intensa e de vivência fraterna e isto nos traz crescimento no conhecimento e no seguimento de Jesus Cristo".

Dom Vicente Costa – Bispo de Umuarama:"É acolhedora, principalmente a Capela, lugar muito bonito que lembra a transfiguração de Jesus. Estão de parabéns, pois é uma casa que acolhe os cursos de formação e retiros".